Trail Longo da Água de Pena 25km 1300D+ / 1300D – 37,5 km de esforço

A partida do Trail Longo Água de Pena será dada às 08h00 do dia 8 de Setembro, junto aos Campos de Squash do Parque Desportivo, em direção ao a praça central, com viragem a esquerda para o passadiço em direção a parede de escalada, com saída do parque pelo portão principal. A fase inicial, é percorrida em direção à Portelinha com a bela Baía de Machico como fundo, com passagem pelo trilho junto ao Restaurante O Franco’s, atravessando as piscinas da Matur em direção a entrada do trilho “hole in one”, com uma longa subida até à extremidade do Campo de Golf. A prova deriva então á direita até ao Parque Empresarial de Machico, com nova viragem a esquerda, cruzando terras do Santo da Serra, levando os atletas até ao verdejante Campo de Golfe do Santo da Serra atravessando-o até ao portão principal, com passagem junto à Lagoa, Achada do Curral e descida pela Travessa do Poiso até a ribeira de Santa Cruz, subindo pela Vereda do Alvoredo, um raro núcleo de Laurissilva na encosta sul da ilha da Madeira. A prova prossegue em subida até ao Cabeço do Mato d’Água, derivando então à esquerda onde se inicia nova descida até a mítica Ponte de Roma, permitirá alcançar à direita uma levada de irrigação com acesso ao estradão de Roma que permitirá alcançar a estrada onde subirá os palheiros até a Levada Nova do Poiso que dará acesso aos Cardais. A fase final da prova será percorrida por veredas em Água de Pena, descendo até ao já conhecido tubo de Àgua de Pena tendo como fundo o Aeroporto, virando assim a esquerda e indo em direção ao parque desportivo com entrada pelo portão junto aos Sanas, passando os passadiços e terminando junto aos campos de Squash no mesmo sentido do arranque da prova. Mapa do Percurso Será divulgado em breve. Postos de abastecimento e controlo Posto Km’s de Prova Previsão Mais Rápido Previsão Mais Lento Abastecimento Fecho CP1 – Campo de Golfe 8,5 km 1h00min / 9h00min 1h50min / 9h50min Líquido + Sólido CP2 – Cardais 20 km 1h54min / 9h54min 3h48min / 11h48min Líquido 12h20 Meta 25 km 2h18min / 10h18min 4h55min / 12h55min Líquido + Sólido 13h00