VII Trail Água de Pena

  1. Apresentação

O VII Trail Água de Pena é uma prova de trail running organizada pela ADRAP que decorrerá no dia 10 de Setembro de 2023, com partida e chegada marcadas para a freguesia de Água de Pena, concelho de Machico, com absoluto respeito pelo meio ambiente. 

Este evento constitui a 13ª prova do Circuito Trail Madeira da época 2022/2023 da AARAM.

Esta organização coloca duas provas à escolha dos participantes:

  • Trail Longo Água de Pena (TLAP) com 27km e 1300 D+ (formato circular)
  • Trail Curto Água de Pena (TCAP) com 12 km e 600D+ (formato circular)

A realização deste evento tem como objetivo promover a freguesia de Água de Pena e as freguesias adjacentes, pertença dos concelhos de Machico e Santa Cruz, como sítios privilegiados para a prática de corrida em trilhos. 

As duas provas permitirão aos participantes percorrerem grande parte das freguesias de Água de Pena, de Machico, do Santo da Serra e as zonas altas de Santa Cruz. As passagens pela Portelinha, Campo de Golfe, Ribeira de Santa Cruz, Vereda do Alvoredo, Ponte de Roma e Capela dos Cardais, constituirão alguns dos pontos mais interessantes desta prova.

1.1. Idade mínima de participação nas diferentes provas

A idade mínima de participação é a seguinte: Trail longo a partir dos 20 anos e Trail curto a partir dos 16 anos.

2. Provas

Trail Longo Água de Pena (27 km / 1300 D+ / 1300D-) – Grau 3 

A partida do Trail Longo Água de Pena será dada às 08h00 do dia 10 de Setembro, junto aos Campos de Squash do Parque Desportivo, em direção ao cais de acesso ao mar, com viragem a direita para o passadiço em direção aos Sanas, com saída do parque pelo portão.

A fase inicial da prova será percorrida por veredas em Água de Pena, subindo em direção à Capela dos Cardais, tendo como pano de fundo o Aeroporto.

A prova deriva então à esquerda, seguindo pela Levada Nova do Poiso até chegar a uma levada de irrigação com acesso ao estradão de Roma que permitirá alcançar uma levada paralela com destino a mítica Ponte de Roma, onde se inicia nova subida íngreme, prosseguindo até ao Cabeço do Mato d’Água.

De seguida a descida pela Vereda do Alvoredo, um raro núcleo de Laurissilva na encosta sul da ilha da Madeira, até a Ribeira de Santa Cruz e subida pela Travessa do Poiso, Achada do Curral, com passagens junto à Lagoa, cruzando terras do Santo da Serra, levando os atletas até ao verdejante Campo de Golfe do Santo da Serra, seguindo pela descida à esquerda junto ao portão, até ao Parque Empresarial de Machico, com nova viragem à direita contornando as extremidades do Campo de Golfe até ao trilho “hole in one”. Daqui para a frente, o percurso é sempre a descer.

A fase final, é percorrida em direção à Portelinha com a bela Baía de Machico como fundo, com passagem pela Matur e descida pelo trilho junto ao Restaurante O Franco’s, acedendo novamente ao Parque desportivo de Água de Pena com descida final pelo trilho atrás da parede de escalada, estando a meta instalada à direita junto aos Campos de Squash.

Trail Curto Água de Pena (12 km / 600 D+ / 600D-) – Grau 3 

A partida do Trail Curto Água de Pena será dada às 9h00 do dia 10 de Setembro junto aos Campos de Squash do Parque Desportivo, em direção ao cais de acesso ao mar, com viragem a direita para o passadiço em direção aos Sanas, com saída do parque pelo portão.

A fase inicial da prova será percorrida por veredas em Água de Pena, subindo em direção aos Cardais, tendo como pano de fundo o Aeroporto.

De seguida vira á direita na Capela dos Cardais, prosseguindo em frente pelo trilho que dá acesso ao “hole in one”. Daqui para a frente, o percurso é sempre a descer.

A fase final, é percorrida em direção à Portelinha com a bela Baía de Machico como fundo, com passagem pela Matur e descida pelo trilho junto ao Restaurante O Franco’s, acedendo novamente ao Parque desportivo de Água de Pena com descida final pelo trilho atrás da parede de escalada, estando a meta instalada à direita junto aos Campos de Squash.

2.2. Distância (categorização por distância) / altimetria (desníveis positivo e negativo acumulados) / categorização de dificuldade / tempos máximos

ProvasDistânciaDesnível + (m)Desnível – (m)Tempo Max.Categorização (TC/TL/TU)Grau de Dificuldade
Trail Longo – TLAP27 km1300 D+1300 D-5h00minTLGrau 3
Trail Curto – TCAP12 km600 D+600 D-4h00minTCGrau 3

Os ficheiros gpx disponibilizados pela organização podem apresentar valores de distância e desnível díspares, consoante o equipamento/ software e ajustamentos operados pelo utilizador.

2.3. Mapa/ Perfil altimétrico/ descrição percurso

A organização disponibilizará os tracks GPS dos percursos das provas. No entanto, no dia de prova prevalecerá sempre a sinalização colocada no terreno.

A organização irá marcar o percurso com fitas sinalizadoras personalizadas, placas e marcas no pavimento. 

É imperativo seguir os caminhos sinalizados sem tomar atalhos. 

Os participantes, se deixarem de ver sinalização durante aproximadamente 200 a 500 metros (dependendo da visibilidade à frente), deverão voltar para trás até encontrar novamente a respetiva sinalização. O bom senso deverá sempre imperar.

Figura 2 – Perfil altimétrico Trail Longo 27km
Figura 4 – Perfil altimétrico Trail Curto 12km

2.4. Tempo limite

Tabelas de previsão de passagens e fechos de controlo:

PostoKm’s de ProvaPrevisão Mais RápidoPrevisão Mais LentoAbastecimentoFecho
CP1 – Cardais6,3 km0h44min / 8h44min1h22min / 9h22minLíquido
CP2 – Campo de Golfe18,3 km1h59min / 9h59min3h38min / 11h38minLíquido + Sólido12h30
Meta27 km2h37min / 10h37min4h55min / 12h55minLíquido + Sólido13h00
PostoKm’s de ProvaPrevisão Mais RápidoPrevisão Mais LentoAbastecimento
CP1 – Cardais6,3 km0h35min / 9h35min1h35min / 10h35minLíquido
Meta12 km1h00min / 10h00min3h00min / 12h00minLíquido + sólido

O Trail Água de Pena é um evento que integra duas provas de etapa única, com tempo limite de execução.

As barreiras horárias são calculadas para permitir aos participantes alcançar a linha de meta no tempo limite imposto, contabilizando já as possíveis paragens (descanso, abastecimentos, etc.).

Para serem autorizados a continuar em prova, os participantes deverão chegar e sair do posto de controlo antes do seu encerramento, caso contrário, serão impedidos de prosseguir e, consequentemente, serão desclassificados.

Qualquer participante excluído da prova e que deseje continuar, só poderá fazê-lo entregando uma parte do peitoral, destacável para o efeito, prosseguindo à sua própria responsabilidade e em completa autonomia.

Por razões de força maior (meteorológicas e/ou de segurança), a organização reserva-se ao direito de alterar as barreiras horárias.

3. Inscrições

Os participantes inscritos no VII Trail Água de Pena aceitam participar voluntariamente e sob a sua própria responsabilidade na competição. Por conseguinte, concordam em não reclamar ou exigir à organização, colaboradores, autoridades, patrocinadores e outros participantes qualquer responsabilidade para com os mesmos e seus herdeiros, em tudo o que exceda a cobertura das suas responsabilidades, dos seus colaboradores e participantes.

Uma vez que não haverá corte de tráfego rodoviário, os participantes deverão cumprir com as regras de trânsito em cidades e estradas de uso público, assim como respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.

3.1. Lugares limitados/ reservados

O VII Trail Água de Pena tem lugares limitados. Na totalidade das duas provas serão apenas aceites 450 inscrições (225 no Trail Longo e 225 no Trail Curto), sendo as mesmas registadas por ordem de confirmação (ordem de pagamento das mesmas). 

A entidade organizadora reserva-se ao direito de alterar o número de inscrições por razões de segurança ou por qualquer outro motivo que possa afetar o bom funcionamento da prova. Todas as alterações serão anunciadas com a devida antecedência no site oficial do evento.

A entidade organizadora reserva-se ao direito de excluir da corrida, mesmo antes do seu início, qualquer participante que, através de seu comportamento, condicione a gestão e/ou o bom funcionamento da prova. Caso isso ocorra, o atleta não será reembolsado nem autorizado a participar em futuros eventos organizados pela ADRAP.

3.2. Processo inscrição

A inscrição no VII Trail Água de Pena implica compreender e aceitar sem reservas as regras e regulamento da prova.

  • Somente as inscrições feitas na página www.trailaguadepena.pt é que serão aceites.
  • Cada participante deve preencher corretamente o formulário de inscrição e pagar o valor de inscrição.
  • O registo só será válido mediante o pagamento da taxa de inscrição.
  • Após confirmação do pagamento, o nome vigorará na lista de inscritos.

3.3. Valores e períodos de inscrição

O período de inscrições decorrerá entre 24 de Julho e 1 de Setembro de 2023:

  • As taxas de inscrição são as seguintes:
ProvasFiliados na AARAM
(10% desconto)
Não Filiados
TLAP (27 km)*18,45€ *20,5€
TCAP (12 km)*13,05€ *14,5€
*Ao valor da inscrição já está incluído o valor da T-Shirt (3€), que poderá ser descontado no acto de inscrição.
  • A inscrição em qualquer uma das provas é definitiva e não poderá ser alterada.
  • O pagamento da taxa de inscrição implica uma reserva de lugar, pessoal e intransmissível.

3.4. Alteração de prova, cedência de inscrição e condições de devolução do valor de inscrição

O reembolso pode ser solicitado quando um participante tiver um impedimento para fazer a prova, desde que esse impedimento esteja associado a um acidente ou a uma doença diagnosticada já após o registo na prova.

O cancelamento deve ser solicitado por e-mail para adrapmadeira@gmail.com. A este pedido terá de ser anexado o atestado médico.

Não serão aceites cancelamentos por telefone.

Os montantes reembolsados aos participantes que reúnam as condições acima mencionadas, irão variar de acordo com a data em que solicitar o reembolso.

O reembolso das taxas pagas será feito nas seguintes condições:

até 31 de Julho 202350% da taxa será devolvida*
até 06 de Agosto 202325% da taxa será devolvida*
até 13 de Agosto 2023não haverá direito a reembolso*
*menos a comissão contratual referente à taxa de inscrição/ referência multibanco. 

Se o evento for cancelado por razões alheias à vontade da organização, até à data limite das inscrições, haverá direito a reembolso numa determinada percentagem calculada pela organização, que permita cobrir os gastos até então assumidos com o evento.

3.5. Materiais e serviços incluídos com a inscrição

O valor da inscrição inclui:

  • Seguro de responsabilidade civil e acidentes pessoais.
  • Peitoral personalizado, incluindo chip de registo eletrônico.
  • Abastecimento de líquidos, enquanto em competição, nos postos assinalados.
  • Transporte para a chegada, em caso de abandonar a prova ou ser impedido pela organização de continuar em prova.
  • Primeiros Socorros na zona da Meta.
  • T-Shirt que pode ser adicionada ou não no momento da inscrição sob o valor de 3€
Modelo da T-Shirt

3.6. Secretariado da prova (Check-In) / Horários e locais

  • Sexta-feira, 8 de Setembro de 2023 – Secretariado das 16h as 21h na Decatlhon (São Martinho).
  • Sábado, 9 de Setembro de 2023 – Secretariado das 10h às 14h no Parque Desportivo de Água de Pena. 
  •  Não haverá secretariado no dia da prova.

3.6.1 – Documentos a apresentar no Check-In

Para o Check-In nos dias 8 e 9 de Setembro os participantes devem apresentar os seguintes documentos:

– BI / C.C. ou Passaporte.

Nota: Caso o check-in seja efetuado por terceiros, apresentar a cópia dos documentos do atletas descritos em cima.

 3.7. Serviços disponibilizados 

  • Abastecimentos individuais de sólidos na zona da meta.
  • Assistência médica.
  • Todos os atletas poderão ter acesso livre aos balneários e duches presentes no Parque Desportivo de Água de Pena.

3.8. Condições físicas dos atletas

Os participantes devem estar conscientes da distância e das particularidades da prova e estarem suficientemente treinados para isso.

Terem adquirido, antes da prova, uma real capacidade de autossuficiência em montanha, que permita a gestão dos problemas induzidos por este tipo de prova, nomeadamente em condições de alterações climatéricas (vento, frio, nevoeiro ou chuva).

Durante a prova, os atletas podem efetuar ultrapassagens, desde que a mesma não coloque em risco a sua integridade e a dos seus concorrentes, tendo o cuidado de a sinalizar, igualmente. Os atletas ultrapassados devem facilitar a manobra de ultrapassagem, encostando-se o máximo ou parando, caso seja necessário.  

Os participantes terão de saber enfrentar problemas físicos e mentais resultantes de fadiga extrema, problemas digestivos, articulares e dores musculares, etc.

Ter a consciência de que não é papel da organização ajudar um participante a ultrapassar estes problemas e que tal depende principalmente da sua capacidade em adaptar-se às situações problemáticas decorrentes deste tipo de evento.

Esta prova é de participação individual, não sendo permitido fazer-se acompanhar de animais.

Ter a consciência que não é permitida assistência externa (por alguém não identificado como pertencente à organização) fora dos postos de abastecimento, ou zonas devidamente sinalizadas para esse efeito.

Ter a consciência que o uso de auriculares desvia a atenção do próprio, colocando-se a si e aos restantes participantes em perigo, pelo que o seu uso não será permitido.

3.9. Ajuda externa / Assistência pessoal

A assistência externa / pessoal é apenas possível nos postos de abastecimento.

3.10. Colocação do peitoral

O peitoral deve estar permanentemente visível durante toda a prova. Consequentemente, deve ser posicionado sobre a roupa, na zona da cintura, e não pode ser por qualquer razão fixado sobre a perna ou nas costas. O nome e o logótipo dos patrocinadores não podem ser modificados ou encobertos.

Somente os participantes com peitoral visível terão acesso aos postos de controlo/ abastecimento. A não observância destas regras acarreta a penalização prevista no artigo 7.

3.11. Regras de conduta desportiva

O Trail de Água de Pena, é realizado em absoluto respeito pela natureza, promovendo e privilegiando acima de tudo o fair-play.

É fundamental que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo e alertem o posto de controlo mais próximo ou contatem a organização.

A entidade organizadora reserva-se ao direito de excluir da corrida, mesmo antes do seu início, qualquer participante que, através do seu comportamento, condicione a gestão e/ou o bom funcionamento do evento. Caso isso ocorra, o atleta não será́ reembolsado.

As condutas antidesportivas serão sancionadas de acordo com o seu grau de gravidade, conforme o estipulado no artigo 7. 

3.12. Responsabilidades perante o atleta

Os atletas aceitam participar voluntariamente e sob a sua própria responsabilidade na competição. Por conseguinte concordam em não reclamar ou exigir à com os mesmos e seus herdeiros, em tudo o que exceda a cobertura das suas responsabilidades, da dos seus colaboradores e participantes.

4. Programa / Horário

  • Segunda, 24 de Julho de 2023 – Início do período de inscrições.
  • Sábado, 19 de Agosto de 2023 – Data limite para reserva da T-Shirt.
  • Sexta-feira, 1 de Setembro de 2023 – Fecho das inscrições.
  • Sexta-feira, 08 de Setembro de 2023 – Secretariado das 16h as 21h na Decathlon (são martinho).
  • Sábado, 09 de Setembro de 2023 – Secretariado das 10h as 14h no Parque desportivo de Água de Pena.
  • Domingo, 10 de Setembro de 202– Prova 
    • 7h45 – Acreditação para entrada das caixas na área da partida dos 27km
    • 8h00 – Partida do TLAP 27km
    • 8h45 – Acreditação para entrada das caixas na área da partida dos 12km
    • 9h00 – Partida do TCAP 12km
    • 13h00 – Previsão do final da prova.
    • 13h45 – Entrega de Prémios. (podendo ser antecipada consoante o fecho da prova)

5. Controlo de tempos / Abastecimentos

5.1. Metodologia do controlo de tempos

Será utilizado o sistema de cronometragem Mylaps Sports Timing

Os atletas irão receber junto com o seu peitoral um chip que não pode ser removido. A ausência do chip de cronometragem implica na desclassificação do atleta. 

Na partida, postos de controlo e chegada, o atleta tem de passar por cima do “tapete” de cronometragem. Um sinal sonoro indica o registo do tempo. O chip integrado no peitoral possibilita o registo da passagem do atleta.

 As diferentes provas serão ganhas pelos concorrentes que somarem o menor tempo no final das mesmas, com a respetiva soma de penalizações, caso existam.

Os participantes terão, obrigatoriamente, de entrar na zona de partida nos locais assinalados para controlo do chip. Nenhum participante pode entrar na zona de partida sem proceder à verificação do chip.

Na zona de partida o relógio iniciará a contagem no momento estabelecido, com ou sem a presença dos participantes. Os participantes que não estiverem presentes até 15 minutos após a partida ou que se apresentem para além deste período, serão impedidos de partir e, como tal, não serão classificados.

5.2. Postos de controlo

Os postos de controlo são pontos obrigatórios de passagem e estão localizados em locais delineados pela organização. Em cada um destes controlos estará um responsável da organização.

Não controlar um ou mais pontos de controlo, levará à desclassificação do participante.

Durante a prova poderá existir “controlos-surpresa” de forma a assegurar o cumprimento integral do percurso. A sua posição, obviamente, não será comunicada pela organização.

Somente os participantes com peitoral visível terão acesso aos postos de controlo e alimentação. 

Os abandonos devem ser feitos única e exclusivamente nos postos de controlo. Na eventualidade de um acidente ou lesão em que o participante esteja imobilizado e não consegue alcançar um posto de controlo, deve ativar a operação de salvamento, entrando em contacto com a organização. 

O número de contacto da organização, para efeitos de emergência, estará impresso no peitoral do participante e deverá ser igualmente gravado antecipadamente no telemóvel do participante. A organização reserva-se o direito de alterar a qualquer momento o percurso e a posição dos postos de controlo / abastecimento, sem aviso prévio.

5.3. Locais dos abastecimentos

Os postos de abastecimento irão disponibilizar aos participantes bebidas para serem consumidas no local (o uso de copo pessoal é obrigatório). Embora sejam disponibilizadas no local outras bebidas, somente será́ fornecida água para encher os depósitos dos participantes e outros recipientes. 

Cada participante certifica-se, ao deixar cada posto de abastecimento, ter a quantidade de bebida necessária para alcançar o abastecimento seguinte.

Só haverá postos de abastecimento de líquidos durante a competição, e havendo na meta abastecimento individual de sólidos e líquidos fornecido pela organização.

Haverá primeiros socorros posicionados na meta. É fundamental que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo, alertem o posto de controlo mais próximo e/ou contactem a organização.

6. Material obrigatório/ recomendado e verificações de material

Durante a competição, todos os participantes têm de se fazer acompanhar da totalidade do material obrigatório. 

Em qualquer momento durante a prova, os diretores ou chefes de controlo podem verificar o material obrigatório. O participante terá de aceitar estes controlos de forma pacífica, sem contestar, sob pena de ser excluído da prova. Ver lista de penalizações no ponto 16º.

Por questões de segurança, é recomendável aos participantes que façam a verificação do seu material, no intuito de se certificarem que está em perfeitas condições para a realização da prova. 

A responsabilidade de garantir e fazer-se acompanhar do material obrigatório durante a prova é dos participantes.

7. Penalizações / desclassificações

A organização da prova e os comissários existentes nos controlos são responsáveis pela aplicação das regras e regulamento que regem a prova e por isso estão autorizados a aplicar penalizações e desclassificações, estabelecidas na tabela abaixo.

8. Seguro desportivo

8.1 – Coberturas, Capitais Seguros e Franquias, por Pessoa Segura

Os participantes filiados na AARAM estão cobertos pelo seguro associado à respetiva filiação (AARAM / FPA).

O organizador subscreve um seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais durante a vigência do evento. Este seguro garante a cobertura das suas responsabilidades, e dos seus participantes não filiados.

Em caso de acidente, o participante deverá, em primeiro lugar, contactar a organização, a qual providenciará o seu encaminhado para a instituição médica mais adequada ao seu estado de saúde, juntamente com uma cópia da respetiva participação de sinistro. 

Por vezes e, dada a urgência e gravidade de alguns acidentes, torna-se impossível diligenciar o preenchimento da participação no ato do sinistro. Nestas circunstâncias, a participação do sinistro poderá ser tratada após concluídos os primeiros socorros ao participante.

A organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o seguro (24h após a conclusão do evento).

9. Categorias e Prémios

9.1. Definição da data, local e hora da entrega dos prémios

A Cerimónia de entrega de prémios decorrerá pelas 13h45, ou 30min após a chegada do último atleta, no Parque Desportivo de Água de Pena.

9.2. Classificações e Prémios

Para as duas provas, somente os participantes que controlarem todos os postos de controlo (PC’s) e cortarem a linha de meta dentro do tempo estipulado, serão classificados (FINISHERS).

Existirá um troféu para as primeiras três equipas masculinas e femininas, na prova principal (TLAP 27km) e para a prova de TCAP 12km. Haverá, ainda, a nível individual, para todas as provas, troféu para os três primeiros classificados da geral masculina e feminina e medalhas para os escalões.

É obrigatória a presença dos premiados na cerimónia de entrega de prémios. A organização não enviará troféus nem quaisquer outros elementos por correio postal ou outro meio de distribuição.

9.3. Definição das categorias etárias/género individuais e equipas

As duas provas serão ganhas pelos atletas que somarem o menor tempo no final das mesmas, somadas que forem as devidas penalizações, caso as existam.

A classificação por equipas será feita consoante o Regulamento de Trail da AARAM, onde constará a soma dos 3 melhores atletas da mesma equipa e do mesmo sexo. Ou seja, mesmo que um atleta esteja inscrito na prova por um clube associado e não esteja filiado, não irá contar para a classificação do respetivo clube, pois é considerado um atleta individual. 

As categorias etárias serão definidas em função das tabelas abaixo transcritas.

Tabela de escalões etários vigente para a época desportiva 2022/2023 (para efeitos de inscrição e classificação de prova):

EscalãoAnos de Nascimento
a partir de 1 de janeiro de 2023
Juvenis2006 e 2007
Juniores2004 e 2005
Sub-232001, 2002 e 2003
Seniores2003 e anteriores
Veteranosa partir do seu 35º aniversário

Nota: O escalão de veteranos é considerado para atletas Masculinos e Femininos, quando os atletas assumem o escalão de Veteranos no dia do seu 35.º aniversário, quer se trate de uma prova de pista ou fora do estádio. Os escalões de veteranos altera de 5 em 5 anos (35,40,45….), A partir dos 60 anos será escalão único.

9.4. Prazo para reclamação de classificações

Toda e qualquer reclamação deve ser colocada por escrito e remetida ao diretor da prova, acompanhada de uma caução de 50€ (não reembolsável caso a reclamação seja indeferida) até duas horas após a chegada do participante em questão. 

Na reclamação deve constar o nome do reclamante, n.º BI/CC ou passaporte, nome do(s) participante(s) afetados, n.º do peitoral e motivos alegados. 

As classificações provisórias também podem ser alvo de reclamação, até 30 minutos após a sua publicação.

9.4.1. – Constituição do Júri

O júri, que analisará a reclamação, é composto pelo diretor da prova, que preside, pelo presidente ou vice-presidente do clube organizador e por uma personalidade de reconhecido mérito na área do Trail. O júri pronunciar-se-á antes da afixação dos resultados oficiais.

As decisões tomadas pelo júri são soberanas e não são objeto de apelo.

10. Notas e alterações

A organização poderá, sempre que entender, atualizar este regulamento, de acordo com as necessidades da organização, até à data-limite das inscrições.

O Júri decidirá sobre todos os assuntos relacionados com o evento e que não foram objeto de regulamentação ou sobre más interpretações do presente regulamento.

10.1 Direitos de Imagem e Publicidade

A entidade organizadora reserva-se ao direito exclusivo da exploração da imagem do VII Trail Água de Pena e de audiovisuais fotográficos e jornalísticos do evento. Qualquer projeto ou suportes publicitários produzidos para publicação devem obter o prévio consentimento da organização.

É obrigatório o uso do material publicitário fornecido pela organização, (peitoral, autocolantes, etc.). Modificar, dobrar ou ocultar o material publicitário será alvo de penalização.

10.2 Proteção de Dados

Os dados dos participantes indicados no formulário de inscrição serão registados pela entidade organizadora para efeitos exclusivos de processamento no evento, sendo publicados nomeadamente na lista de inscritos, notícias diversas e classificação. 

Todos os participantes podem exercer o seu direito de acesso, retificação ou anulação dos seus dados pessoais, enviando um e-mail para adrapmadeira@gmail.com.

10.3 Modificações
Estas regras podem ser editadas, alteradas ou melhoradas a qualquer momento pela entidade organizadora, sem aviso prévio. O facto de realizar a sua inscrição implica a aceitação do presente regulamento.