IV Trail Água de Pena

  1. Apresentação
    O IV Trail Água de Pena realiza-se no dia 14 de Setembro de 2019, com partida e chegada marcada para a freguesia de Água de Pena, concelho de Machico.
    Esta organização coloca duas provas à escolha dos participantes, uma de Trail Longo com 25km e um Trail Curto de 16 km, com 1300D+ e 400D+, respectivamente.
    A realização deste evento tem como objectivo promover a freguesia de Água de Pena e as freguesias adjacentes, pertença dos concelhos de Machico e Santa Cruz, como sítios privilegiados para a prática de corrida em trilhos. As duas provas permitirão aos participantes percorrerem grande parte das freguesias de Água de Pena, de Machico, do Santo da Serra e as zonas altas de Santa Cruz. As passagens pela Portelinha, campo de golfe, Ribeira de Santa Cruz, Vereda do Alvoredo, Ponte de Roma e Capela dos Cardais, constituirão alguns dos pontos mais interessantes desta prova.
    O Trail Água de Pena está integrado no Circuito Regional de Trail Running da época 2018/2019 da AARAM.
    Este evento decorrerá com absoluto respeito pelo meio ambiente.

1.1. Idade mínima de participação nas diferentes provas

A idade mínima de participação é a seguinte: no Trail longo, a partir dos 20 anos e no Trail curto a partir dos 18 anos.

2. Provas

Trail Longo Água de Pena (25 km / 1300 D+ / 1300D-) – Grau 3

A partida do Trail Longo será dada às 08h00 do dia 14 de Setembro, na Praça Central do Parque Desportivo, em direção ao cais de acesso ao mar, com subida até a porta principal através de um trilho entre as rochas e passagem pela ponte pedonal com direcção à Matur, pelo trilho em frente ao Restaurante O Nobre, seguindo até às piscinas,subindo posteriormente em direção à Portelinha, prosseguindo em frente pelo trilho “hole in one”, com viragem à direita ao chegar às extremidades do Campo de Golfe, contornando o mesmo até ao Parque Empresarial de Machico, trilho este que levará os atletas até ao verdejante Campo de Golfe do Santo da Serra. De seguida, cruza terras do Santo da Serra, com passagens junto à Lagoa,  Achada do Curral, Travessa do Poiso, descida até Ribeira de Santa Cruz e subida pela Vereda do Alvoredo, um raro núcleo de Laurissilva na encosta sul da ilha da Madeira, prosseguindo até ao Cabeço do Mato d’Água, onde inicia nova descida íngreme até à Ponte de Roma. A prova deriva então à esquerda com passagem pela ribeira por debaixo da ponte, seguindo por uma levada com saída no estradão e subindo uma levada de irrigação até à Levada Nova do Poiso, que permitirá atingir a Capela dos Cardais. Daqui para a frente, o percurso é quase sempre a descer. A fase final, percorrida por veredas na zona alta de Água de Pena, terá como pano de fundo o Aeroporto, as Ilhas Desertas e a Ponta de São Lourenço, estando a meta instalada no Parque Desportivo de Água de Pena.

Trail Curto Água de Pena (16 km / 400 D+ / 1000D-) – Grau 1

A partida do Trail Curto será dada às 9h30 do dia 14 de Setembroà frente do portão principal do Campo de Golfe do Santo da Serra, passando pela lagoa em direcção a Rua de São Sebastião, em cruzamento com o percurso do Trail longo, descendo directamente para a Travessa do Poiso e, consequentemente, descida até à Ribeira de Santa Cruz, subindo pela Vereda do Alvoredo, um raro núcleo de Laurissilva na encosta sul da ilha da Madeira, até ao Cabeço do Mato d’Água, onde inicia nova descida íngreme até à Ponte de Roma.  A prova deriva então à esquerda com passagem pela ribeira por debaixo da ponte, seguindo por uma levada com saída no estradão e subindo uma levada de irrigação até à Levada Nova do Poiso, que permitirá atingir a Capela dos Cardais. Daqui para a frente, o percurso é quase sempre a descer, com passagem pela emblemática Fonte do Seixo. A fase final, percorrida por veredas na zona alta de Água de Pena, terá como pano de fundo o Aeroporto, as Ilhas Desertas e a Ponta de São Lourenço, estando a meta instalada no Parque Desportivo de Água de Pena.

2.2. Distância (categorização por distância) / altimetria (desníveis positivo e negativo acumulados) / categorização de dificuldade / tempos máximos

Os ficheiros gpx disponibilizados pela organização podem apresentar valores de distância e desnível díspares, consoante o equipamento/ software e ajustamentos operados pelo utilizador.

2.3. Mapa/ Perfil altimétrico/ descrição percurso

A organização disponibilizará os tracks GPS dos percursos das provas, no entanto, no dia de prova prevalecerá sempre a sinalização colocada no terreno.

A organização sinalizará o percurso com fitas sinalizadoras personalizadas, placas e marcas no pavimento. É imperativo seguir os caminhos sinalizados sem tomar atalhos. Os participantes, se deixarem de ver sinalização durante aproximadamente 200 metros a 500m (dependendo da visibilidade a frente), deverão voltar para trás até encontrar novamente a respectiva sinalização. O bom senso deverá imperar.

Figura 2 – Perfil Altimetria Trail Longo 25km
Figura 4 – Perfil Altimetria Trail Curto 16km

2.4. Tempo limite

Tabelas de previsão de passagens e fechos controlo:

O Trail Água de Pena é um evento que integra duas provas de etapa única, com tempo limite de execução.

As barreiras horárias são calculadas para permitir aos participantes alcançar a linha de meta no tempolimite imposto, contabilizando já as possíveis paragens (descanso, abastecimentos, etc.).
Para serem autorizados a continuar em prova, os participantes deverão chegar e sair do posto de controloantes do seu encerramento, caso contrário, serão impedidos de prosseguir e, consequentemente, serãodesclassificados.
Qualquer participante excluído da prova e que deseje continuar, só poderá fazê-lo entregando uma parte do peitoral, destacável para o efeito, prosseguindo à sua própria responsabilidade e em completaautonomia.
Por razões de força maior (meteorológicas e/ou de segurança), a organização reserva-se ao direito de alterar as barreiras horárias.

3. Inscrições

Os participantes inscritos no IV Trail Água de Pena aceitam participar voluntariamente e sob a sua própria responsabilidade na competição. Por conseguinte, concordam em não reclamar ou exigir à organização, colaboradores, autoridades, patrocinadores e outros participantes qualquer responsabilidade para com os mesmos e seus herdeiros, em tudo o que exceda a cobertura das suas responsabilidades, dos seus colaboradores e participantes.

Uma vez que não haverá corte de tráfego rodoviário, os participantes deverão cumprir com as regras de trânsito em cidades e estradas de uso público, assim como respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.

3.1. Lugares limitados/ reservados

 O Trail Água de Pena tem lugares limitados. Na totalidade das duas provas serão apenas aceites 400 inscrições, sendo as mesmas registadas por ordem de confirmação (ordem de pagamento das mesmas). 
A entidade organizadora reserva-se ao direito de alterar o número de inscrições por razões de segurança ou por qualquer outro motivo que possa afetar o bom funcionamento da prova. Todas as alterações serão anunciadas com a devida antecedência no site oficial do evento.
A entidade organizadora reserva-se ao direito de excluir da corrida, mesmo antes do seu início, qualquer participante que, através de seu comportamento, condicione a gestão e/ou o bom funcionamento da prova. Caso isso ocorra, o atleta não será reembolsado nem autorizado a participar em futuros eventos organizados pela ADRAP.

3.2. Processo inscrição

A inscrição no Trail Água de Pena implica compreender e aceitar, sem reservas, as regras e regulamento da prova.

Somente as inscrições feitas na página www.trailaguadepena.pt é que serão aceites.

Cada participante deve preencher corretamente o formulário de inscrição e pagar o valor de inscrição.
O registo só será considerado válido mediante o pagamento da taxa de inscrição.
Após confirmação do pagamento, o nome vigorará na lista de inscritos.

3.3. Valores e períodos de inscrição

O período de inscrições decorrerá entre 01 de Agosto e 01 de Setembro de 2019:

As taxas de inscrição são as seguintes:

A organização disponibilizará transporte para a partida do Trail Curto, com um custo suplementar de 2€ por participante, reservado aos primeiros 100 pagantes. 
A inscrição em qualquer uma das provas é definitiva e não poderá ser alterada.
O pagamento da taxa de inscrição implica uma reserva de lugar, pessoal e intransmissível.
Para as inscrições pagas a partir do dia 25 de Agosto não há garantia de t-shirts, ou do tamanho selecionado.

3.4. Alteração de prova, cedência de inscrição e condições de devolução do valor de inscrição

O reembolso poderá solicitar-se quando um participante tiver um impedimento para fazer a prova, desde que esse impedimento esteja associado a um acidente ou a uma doença diagnosticada já após o registo na prova.

O cancelamento deve ser solicitado por e-mail para adrapmadeira@gmail.com. A este pedido terá de anexa-se um atestado médico.
Não serão aceites cancelamentos por telefone.

Os montantes reembolsados aos participantes que reúnam as condições acima mencionadas, variarão de acordo com a data em que solicitar o reembolso.

O reembolso das taxas pagas será feito nas seguintes condições:

*menos a comissão contratual referente à taxa de inscrição/ referência multibanco.

Se o evento for cancelado por razões alheias à vontade da organização, até à data limite das inscrições, haverá direito a reembolso numa determinada percentagem calculada pela organização, que permita cobrir os gastos até então assumidos com o evento.

3.5. Materiais e serviços incluídos com a inscrição

O valor da inscrição inclui:
Seguro de responsabilidade civil e acidentes pessoais.
Abastecimento de sólidos e líquidos, durante a competição.
Transporte para a chegada, em caso de abandonar a prova ou ser impedido pela organização de continuar em prova.
Camisola alusiva à prova (modelo masculino e feminino).
Chip de registo electrónico (incorporado no peitoral).

3.6. Secretariado da prova (Check-In) / Horários e locais

  • Quinta-feira, 12 de Setembro de 2019 – Secretariado das 18h as 22h no Fórum Madeira (junto ao ponto de informação no 1ºandar).
  • Sexta-feira, 13 de Setembro de 2019 – Secretariado das 17h às 20h no Parque Desportivo de Água de Pena.
  • Não haverá Secretariado no dia da prova.

3.6.1 – Documentos a apresentar no Check-In

No Check-In ( 12 e 13 de Setembro) os participantes devem apresentar os seguintes documentos:

  • BI / C.C. ou Passaporte.
  • Termo de responsabilidade (preenchido e assinado pelo próprio).

 3.7. Serviços disponibilizados 

  • Abastecimentos de sólidos e líquidos, durante a competição, nos postos assinalados.
  • Assistência médica.
  • Transporte para a chegada, em caso de abandono ou de ser impedido pela organização de continuar em prova.
  • Todos os atletas poderão ter acesso livre aos balneários e duches presentes no Parque Desportivo de Água de Pena.

3.8. Condições físicas dos atletas

Os participantes devem estar conscientes da distância e das particularidades da prova e estarem suficientemente treinados para isso.
Os atletas deverão ter adquirido, antes da prova, uma real capacidade de auto-suficiência em montanha, que permita a gestão dos problemas induzidos por este tipo de prova, nomeadamente em condições de alterações climatéricas (noite, vento, frio, nevoeiro, chuva ou neve).

Durante a prova, os atletas podem efetuar ultrapassagens, desde que as mesmas não coloquem em risco a sua integridade física e a dos seus concorrentes, tendo o cuidado de a sinalizar, igualmente. Os atletas ultrapassados devem facilitar a manobra de ultrapassagem, encostando-se ao máximo ou parando, caso seja necessário.   

Os participantes terão de saber enfrentar problemas físicos e mentais resultantes de fadiga extrema, problemas digestivos, articulares, dores musculares, etc.

Os atletas devem ter a consciência de que não é papel da organização ajudar um participante a ultrapassar estes problemas e que tal depende principalmente da sua capacidade em adaptar-se às situações problemáticas decorrentes deste tipo de evento.

Esta prova é de participação individual, não sendo permitido fazer-se acompanhar de animais.

Aos participantes não será permitida assistência externa (por alguém não identificado como pertencente à organização) fora dos postos de abastecimento, ou zonas devidamente sinalizadas para esse efeito.

Os participantes devem ter a consciência que o uso de auriculares desvia a atenção do próprio, colocando-se a si e aos restantes participantes em perigo, pelo que o seu uso não será permitido.

O participante deverá preencher o Termo de Responsabilidade para ser entregue aquando do Check-in. Este documento poderá ser descarregados no site do evento www.trailaguadepena.pt.

3.9. Ajuda externa / Assistência pessoal

A assistência externa / pessoal é apenas possível nos postos de abastecimento e controlo.

3.10. Colocação do peitoral

O peitoral deve estar permanentemente visível durante toda a prova. Consequentemente, deve ser posicionado sobre a roupa, na zona da cintura e não pode ser por qualquer razão fixado sobre a perna ou nas costas. O nome e o logótipo dos patrocinadores não podem ser modificados ou encobertos.
Somente os participantes com peitoral visível terão acesso aos postos de controlo/ abastecimento. A não observância destas regras acarreta a penalização prevista no artigo 2.9.

3.11. Regras de conduta desportiva

O Trail Água de Pena, é realizado em absoluto respeito pela natureza e promove e privilegia, acima de tudo, o fair-play.

3.12. Responsabilidades perante o atleta

Os atletas aceitam participar voluntariamente e sob a sua própria responsabilidade na competição. Por conseguinte, concordam em não reclamar ou exigir à organização e seus herdeiros, em tudo o que exceda a cobertura das suas responsabilidades, da dos seus colaboradores e demais participantes.

4. Programa / Horário

4.1. Quinta, 01 de Agosto de 2019 – Início do período de inscrições.
4.2. Domingo, 01 de Setembro de 2019 – Fecho das inscrições
4.3. Quinta-feira, 12 de Setembro de 2019 – Secretariado das 18h as 22h no Fórum Madeira (junto ao ponto de informação no 1ºandar).
4.4. Sexta, 13 de Setembro de 2019 – Secretariado das 17h as 20h no Parque desportivo de Água de Pena.
4.5. Sábado, 14 de Setembro de 2019 – Prova
7h45 – Check-in na área da partida dos 25km
8h00 – Partida do TLAP 25km
8h15 às 9h00 – Partida do transporte para a prova de 16km (partidas consoante o número de atletas)
9h15 – Check-in na área da partida dos 16km
9h30 – Partida do TCAP 16km
13h40 – Previsão do final da prova.
14h15 – Entrega de Prémios. (podendo ser antecipada consoante o fecho da prova)

5. Controlo de tempos / Abastecimentos

5.1. Metodologia do controlo de tempos

Será utilizado o sistema de cronometragem Mylaps. Os atletas receberão junto com o seu peitoral um chip que não pode ser removido. A ausência do chip de cronometragem implicará a desclassificação do atleta. Na partida, postos de controlo e chegada, o atleta tem de passar por cima do “tapete” de cronometragem. Um sinal sonoro indica o registo do tempo. O chip integrado no peitoral possibilita o registo da passagem do atleta. As diferentes provas serão ganhas pelos concorrentes que somarem o menor tempo no final das mesmas, com a respectiva soma de penalizações, caso existam.

Os participantes terão, obrigatoriamente, de entrar na zona de partida nos locais assinalados para controlo do chip. Nenhum participante poderá entrar na zona de partida sem proceder à verificação do chip.

Na zona de partida o relógio iniciará a contagem no momento estabelecido, com ou sem a presença dos participantes. Os participantes que não estiverem presentes até 15 minutos após a partida ou que se apresentem para além deste período, serão impedidos de partir e, como tal, não serão classificados.

5.2. Postos de controlo

Os postos de controlo são pontos obrigatórios de passagem e estão localizados em locais delineados pela organização. Em cada um destes controlos estará presente um responsável da organização.
Não controlar em um ou mais pontos de controlo levará à desclassificação do participante.

Durante a prova poderão existir “controlos-surpresa”, de forma a assegurar o cumprimento integral do percurso. A sua posição, obviamente, não será comunicada pela organização.
Somente os participantes com peitoral visível terão acesso aos postos de controlo e alimentação. 
Os abandonos deverão efectuar-se única e exclusivamente nos postos de controlo. Na eventualidade de um acidente ou lesão em que o participante esteja imobilizado e não consiga alcançar um posto de controlo, deverá ativar a operação de salvamento, entrando em contacto com a organização. 
O número de contacto da organização, para efeitos de emergência, estará impresso no peitoral do participante e deverá ser igualmente gravado antecipadamente no telemóvel do participante.  A organização reserva-se ao direito de alterar a qualquer momento o percurso e a posição dos postos de controlo / abastecimento, sem aviso prévio.

5.3. Locais dos abastecimentos

Os postos de abastecimento possuirão comida e bebida para ser consumida no local. Somente água será destinada a encher os depósitos e outros recipientes. 
Cada participante certificar-se-á, ao deixar cada posto de abastecimento, que tem a quantidade de bebida e comida necessária para alcançar o abastecimento seguinte.
Haverá dois tipos de postos de abastecimento: uns só de líquidos e outros sólidos e líquidos que irão variar de acordo com a sua localização.
Haverá primeiros socorros posicionados em alguns postos de controlo. É fundamental que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo, alertem o posto de controlo mais próximo e/ou contactem a organização.

6. Material obrigatório/ recomendado e verificações de material

Durante a competição, todos os participantes têm de se fazer acompanhar da totalidade do material obrigatório. Em qualquer momento durante a prova, os diretores ou chefes de controlo podem verificar o material obrigatório. O participante terá de aceitar estes controlos de forma pacífica, sem contestar, sob pena de ser excluído da prova. Ver lista de penalizações no ponto 16º.

Por questões de segurança, é recomendável aos participantes que façam a verificação do seu material, com o intuito de se certificarem que está em perfeitas condições para a realização da prova. 

A responsabilidade de garantir e fazer-se acompanhar do material obrigatório durante a prova é dos participantes.

7. Penalizações / desclassificações

A direcção da prova e os comissários existentes nos controlos são responsáveis pela aplicação das regras e do regulamento que regem a prova e por isso estão autorizados a aplicar as penalizações e desclassificações estabelecidas na tabela abaixo.

8. Seguro desportivo

8.1 – Coberturas, Capitais Seguros e Franquias, por Pessoa Segura

Os participantes filiados na AARAM estão cobertos pelo seguro associado à respetiva filiação (AARAM / FPA).
O organizador subscreve um seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais durante a vigência do evento. Este seguro garante a cobertura das suas responsabilidades e dos seus participantes não filiados.

Em caso de acidente, o participante deverá, em primeiro lugar, contactar a organização, a qual providenciará o seu encaminhado para a instituição médica mais adequada ao seu estado de saúde, juntamente com uma cópia da respetiva participação de sinistro. Por vezes e, dada a urgência/gravidade de alguns acidentes, torna-se impossível diligenciar o preenchimento da participação no ato do sinistro. Nestas circunstâncias, a participação do sinistro poderá ser tratada após concluídos os primeiros socorros ao participante.

A organização não assumirá despesas de sinistros, dos quais não tomou conhecimento em tempo oportuno para ativar o seguro (24h após a conclusão do evento).

9. Categorias e Prémios

9.1. Definição da data, local e hora da entrega dos prémios

A Cerimónia de entrega de prémios decorrerá pelas 14h15, ou 30min após a chegada do último atleta, no Parque Desportivo de Água de Pena.

9.2. Classificações e Prémios

Para as duas provas, somente os participantes que controlarem todos os postos de controlo (PC’s) e cortarem a linha de meta dentro do tempo estipulado, serão classificados (FINISHERS).
Existirá um troféu para as primeiras três equipas masculinas e femininas, na prova principal (TLAP 25km) e para a prova de TCAP 16km. Haverá, ainda, a nível individual, para todas as provas, troféu para os três primeiros classificados da geral masculina e feminina e também para cada um dos escalões.
É obrigatória a presença dos premiados na cerimónia de entrega de prémios. A organização não enviará troféus nem quaisquer outros elementos por correio postal ou outro meio de distribuição.

9.3. Definição das categorias etárias/género individuais e equipas

As duas provas serão ganhas pelos atletas que somarem o menor tempo no final das mesmas,somadas que forem as devidas penalizações, caso existam.

A classificação por equipas será feita consoante o Regulamento de Trail da AARAM, onde constará a soma da classificação dos 3 melhores atletas da mesma equipa e do mesmo sexo. Ou seja, mesmo que um atleta esteja inscrito na prova por um clube associado e não esteja filiado, não irá contar para a classificação do respetivo clube, pois é considerado um atleta individual. 

As categorias etárias serão definidas em função das tabelas abaixo transcritas.

Nota: O escalão de veteranos é considerado para atletas Masculinos e Femininos, quando os atletas assumem o escalão de Veteranos no dia do seu 35.º aniversário, quer se trate de uma prova de pista ou fora do estádio. Os escalões de veteranos altera de 5 em 5 anos (35,40,45….), A partir dos 60 anos será escalão único.

9.4. Prazo para reclamação de classificações

Toda e qualquer reclamação deve ser colocada por escrito e remetida ao diretor da prova, acompanhada de uma caução de 50€ (não reembolsável caso a reclamação seja indeferida) até duas horas após a chegada do participante em questão. Na reclamação deverá constar o nome do reclamante, n.º BI/CC ou passaporte, nome do(s) participante(s) afetados, n.º do peitoral e motivos alegados. 
As classificações provisórias também podem ser alvo de reclamação, até 30 minutos após a sua publicação.

9.4.1. – Constituição do Júri

O júri, que analisará a reclamação, é composto pelo diretor da prova, que preside, pelo presidente ou vice-presidente do clube organizador e por uma personalidade de reconhecido mérito na área do Trail. O júri pronunciar-se-á antes da afixação dos resultados oficiais.

As decisões tomadas pelo júri são soberanas e não são objeto de apelo.

10. Notas e alterações
A organização poderá, sempre que entender, atualizar este regulamento, de acordo com as necessidades da organização, até à data limite das inscrições.
O Júri decidirá sobre todos os assuntos relacionados com o evento e que não foram objeto de regulamentação ou sobre más interpretações do presente regulamento.

10.1 Direitos de Imagem e Publicidade
A entidade organizadora reserva-se ao direito exclusivo da exploração da imagem do IV Trail Água de Pena e de audiovisuais fotográficos e jornalísticos do evento. Qualquer projeto ou suportes publicitários produzidos para publicação devem obter o prévio consentimento da organização.
É obrigatório o uso do material publicitário fornecido pela organização, (peitoral, autocolantes, etc.). Modificar, dobrar ou ocultar o material publicitário será alvo de penalização.

10.2 Proteção de Dados

Os dados dos participantes indicados no formulário de inscrição serão registados pela entidade organizadora para efeitos exclusivos de processamento no evento, sendo publicados nomeadamente na lista de inscritos, notícias diversas e classificação. 
Todos os participantes podem exercer o seu direito de acesso, retificação ou anulação dos seus dados pessoais, enviando um e-mail para adrapmadeira@gmail.com

10.3 Modificações
Estas regras podem ser editadas, alteradas ou melhoradas a qualquer momento pela entidade organizadora, sem aviso prévio. O facto de realizar a sua inscrição implica a aceitação do presente regulamento.

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