A partida do Trail Longo Água de Pena será dada às 08h00 do dia 10 de Setembro, junto aos Campos de Squash do Parque Desportivo, em direção ao cais de acesso ao mar, com viragem a direita o passadiço em direção aos Sanas, com saída do parque pelo portão.

A fase inicial da prova será percorrida por veredas em Água de Pena, subindo em direção à Capela dos Cardais, tendo como pano de fundo o Aeroporto.

A prova deriva então à esquerda, seguindo pela Levada Nova do Poiso até chegar a uma levada de irrigação com acesso ao estradão de Roma que permitirá alcançar uma levada paralela com destino a mítica Ponte de Roma, onde se inicia nova subida íngreme, prosseguindo até ao Cabeço do Mato d’Água.

De seguida a descida pela Vereda do Alvoredo, um raro núcleo de Laurissilva na encosta sul da ilha da Madeira, até a Ribeira de Santa Cruz e subida pela Travessa do Poiso, Achada do Curral, com passagens junto à Lagoa, cruzando terras do Santo da Serra, levando os atletas até ao verdejante Campo de Golfe do Santo da Serra, seguindo pela descida à esquerda junto ao portão, até ao Parque Empresarial de Machico, com nova viragem à direita contornando as extremidades do Campo de Golfe até ao trilho “hole in one”. Daqui para a frente, o percurso é sempre a descer.

A fase final, é percorrida em direção à Portelinha com a bela Baía de Machico como fundo, com passagem pela Matur e descida pelo trilho junto ao Restaurante O Franco’s, acedendo novamente ao Parque desportivo de Água de Pena com descida final pelo trilho atrás da parede de escalada, estando a meta instalada à direita junto aos Campos de Squash.

Mapa do Percurso

Postos de abastecimento e controlo

PostoKm’s de ProvaPrevisão Mais RápidoPrevisão Mais LentoAbastecimentoFecho
CP1 – Cardais6,3 km0h44min / 8h44min1h22min / 9h22minLíquido
CP2 – Campo de Golfe18,3 km1h59min / 9h59min3h38min / 11h38minLíquido + Sólido12h30